about

Projeto

A AEP-Associação Empresarial de Portugal é a entidade promotora do projeto denominado “NEXT CHALLENGE: USA”.

Este projeto  tem como objetivo ir ao encontro dos novos paradigmas e oportunidades que se abrirão para as empresas nacionais no mercado dos Estados Unidos. O projeto abrirá novos horizontes na preparação e acesso das Empresas aos canais de Mercado, reforçando a presença das PME’s portuguesas e os volumes de exportação para os EUA.

Durante um ano e meio, virão a Portugal vários Consultores norte americanos para, em conjunto com a AEP-Associação Empresarial de Portugal, treinar e preparar as empresas portuguesas para a conquista dos Estados Unidos.

Este projeto conta com as seguintes atividades:

1.Seminário de apresentação do projecto

Lançamento do Projeto Next Challenge: USA – As oportunidade do TTIP para Empresas portuguesas, com a presençal da AICEP de Nova Iorque, e a participação da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento e Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa.

Como convidado especial irá estar presente um Consultor americano de referência, Peter R. Classen, conselheiro estratégico de várias corporações, que conduziu a entrada no mercado americano a mais de 70 companhias internacionais, a quem caberá a intervenção de fundo, intitulada “How to Survive and Thrive in the US Market”.

2.Market Studies & benchmarking

Elaboração de 5 Estudos de Mercado e Benchmarking, incidindo sobre o Mercado Norte-Americano, no que se refere aos setores considerados no Projeto (Casa & Decoração, Materiais de Construção, Rochas Ornamentais, Agroalimentar, Compras Militares de bens de Uso Civil), onde se pretende consolidar e compreender a realidade do supply chain e da procura, e não apenas tendências e dados estatísticos.

3.Wokshops "Overview of Market" USA

Dinamização de workshops setoriais de capacitação sobre aspetos práticos do Mercado, anteriormente aflorados nos Estudos, produzidos na atividade anterior. Assim numa série de 5 workshops, serão tratados os aspetos relativos ao Overview do Mercado (por Setor), aspetos Regulatórios e de Conformidade (Compliance), Marketing de produtos nos USA, Comunicação com o Mercado, Embalagem, Quality Control e Serviço ao Cliente.

4.Seminários de Mercado/Sectoriais

Realização de seminários de capacitação individualizada e específica àquelas Empresas que, motivadas pela ação anterior, pretendam aprofundar e desenvolver os soft-skills e conhecimentos específicos para a operação e entrada no Mercado.

5.Guia Interpretativo e Comentado do TIPP-Oportunidades para as Empresas Portuguesas

Elaboração de uma publicação destinada ao uso e consulta das Empresas, em que se irá compilar o contributo de autores e instituições, sistematizando temas e problemáticas decorrentes do Tratado, com informação objetiva, para aplicação prática das Empresas Portuguesas na sua abordagem ao mercado norte-americano, decorrente das novas normativas e conteúdos do Tratado.

6.Seminário Internacional Políticas comerciais, Regulamentação e Avaliação do TIPP

Seminário Internacional, de encontro da Comunidade Empresarial com responsáveis Políticos, Associativos, Económicos e Comunitários, com o objetivo de despertar o interesse para a importância das relações económicas de Portugal com os Estados Unidos no novo quadro criado pelo TTIP, e fomentar dinâmicas de internacionalização da economia portuguesa para os EUA.

7. Atividade 7 - B2B - Engagement

Ação de promoção, na costa leste dos Estados Unidos (eventualmente em New York) para a divulgação da capacidade industrial portuguesa nos setores envolvidos no Projeto “Next Challenge USA”: Agroalimentar, Casa & Decoração, Materiais de Construção, Rochas Ornamentais e Fornecimentos Civis para a Defesa.

Objectivos

O projeto “NEXT CHALLENGE: USA”,  tem como objetivo principal Reforçar a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas.

Em termos operacionais, considerou-se antes de tudo, a necessidade de segmentação das Empresas-alvo a envolver, conforme já foi referido. Foram considerados como alvo, os setores do Têxtil-casa & Decoração (Home Textile &Tableware) Agroalimentar, Rochas e Materiais de Construção, Joalharia-Ourivesaria e Fornecedores de Bens Civis da defesa “defence-related civilian goods”, e como tal, a estratégia de propositura das ações e Objetivos Operacionais, partiu deste cenário de base. 

Na sequência desta definição, o Projeto desenvolver-se-á volta de 5 eixos principais, que simultaneamente correspondem aos Objetivos Operacionais da intervenção.

Resultados

Realização do Seminário Internacional, de lançamento e apresentação do Projeto.

Elaboração de 5 Estudos do Mercado dos EUA, setoriais ( casa e decoração, Materiais de Construção, Agroalimentar, Rochas ornamentais e Compras Militares).

Realização de 5 workshops dirigidos aos setores sobre os quais incidiu o trabalho de campo nos EUA, subordinados ao tema “Overview of the Market”.

Realização de 5 Seminário de capacitação, ministrado por um grupo de consultores portugueses e norte-americanos, especialistas nos aspetos comerciais sobre Planeamento e Estratégias de Entrada no Mercado dos EUA

Realização de um Seminário Internacional, em que se pretende promover o encontro da Comunidade Empresarial com os responsáveis Políticos, Associativos, Económicos e Comunitários.

Elaboração e publicação de um Guia Interpretativo e Comentado: “TIPP - Oportunidades para as Empresas Portuguesas”

Realização de um Showroom & Networking event, NY - Showroom & apresentação ao canal e imprensa em Nova York.

 

Este projeto tem o codigo nº11975, com data de Aprovação de 18-01-2016, teve início a 14-09-2015 e data de fim a 13-09-2017.

 

 

O Next Challenge: USA é um projecto da AEP apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – “Sistema de Apoio a Ações Colectivas”, com um investimento elegível de 1.036.304,94 euros, financiados em  880.859,20 euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

www.aeportugal.pt